Para auxiliar os lojistas a incrementar as vendas na data considerada a mais importante do calendário pelo comércio varejista nacional, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda Melhor Natal”. Disponível na internet, o empreendedor pode obtê-la em http://sebr.ae/sp/vm_natal2014.
“O Natal é a data do ano mais promissora para os lojistas venderem e lucrarem mais. Por isso, as dicas passadas pelos consultores do Sebrae-SP podem ajudar muito no preparo adequado para impulsionar os negócios. A cartilha ensina desde a iluminação da fachada, decoração no interior até os cuidados para as vendas nas lojas virtuais”, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
O cuidado com o visual é o primeiro ponto tratado na cartilha. Seja loja de rua, em shopping ou e-commerce, todas precisam estar atrativas. O material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP ensina o lojista a expor os produtos da melhor forma e iluminar a vitrine para que chame a atenção dos clientes.
O segundo ponto é o bom atendimento. A equipe precisa estar treinada e preparada para o aumento da demanda. Conhecer bem os produtos vendidos é fundamental. Cadastre todos os novos compradores para manter contato posterior. A cartilha ensina boas práticas para satisfazer o cliente, como o atendimento personalizado e nome identificando o vendedor e conhecimento de produto ou serviço daquilo que se está oferecendo. “Cliente bem atendido compra mais e volta ao estabelecimento”, lembra Caetano.
A organização de estoque e o cronograma de recebimentos de produtos também ajudam no aumento do faturamento. O que comprar para o período e como vender por faixa etária e sexo – além de muitas outras dicas valiosas – estão incluídas na cartilha.
O material mostra, ainda, de forma detalhada, como estruturar sua loja virtual para o período do Natal, além de dar dicas para a realização de promoções e divulgação da loja.