O professor doutor Reges Heinrichs, da Unesp de Dracena, está vivenciando mais um grande momento em sua carreira acadêmica. No dia 27 de novembro embarcou rumo ao Canadá para intercâmbio, através da oportunidade de edital da PROPG de Internacionalização dos programas de pós-graduação, neste caso, vinculado ao curso de pós-graduação de Ciência e Tecnologia Animal. O retorno está previsto para ocorrer no dia 17 de janeiro.
Heinrichs está aprimorando o conhecimento científico que tem na interação solo-planta em sistema com utilização de tecnologias de vanguarda no Instituto de Agricultura do Canadá, em Ottawa, no Centro de Pesquisa de Cereais e Oleaginosas, com o pesquisador doutor Carlos Monreal.
O Centro atua na mais avançada tecnologia de produção agrícola, na área de fertilidade do solo e adubação, onde atualmente estão sendo estudadas técnicas da utilização de fertilizantes para aumentar a eficiência de sua utilização. O Centro é considerado referência mundial nos estudos agrícolas.
Entre as atividades desenvolvidas no intercâmbio está o treinamento técnico científico sobre adubação e manejo da fertilidade do solo em sistema de produção agropecuário e sua interação na qualidade na produção agrícola. O objetivo geral é atuar de maneira decisiva para atualização científica internacional e para ampliar as cooperações entre a Unesp e instituições estrangeiras.
Professor Heinrichs conta que o intercâmbio possibilita a criação de redes de pesquisas internacionais e torna os trabalhos científicos com maior visibilidade. “Trabalhos nessa magnitude criam a possibilidade de futuros projetos com financiamentos internacional tornando a Unesp cada vez mais visível nos órgãos internacionais”, diz.
Durante o período que estiver no Canadá, Heinrichs irá realizar a pesquisa com a expectativa de obter informações científicas que serão divulgadas em meios de publicações internacionais. “A realização do trabalho no exterior cria a possibilidade de conviver e trocar experiências com pesquisadores de diversos lugares do mundo e que atuam na mesma área de pesquisa. Todo conhecimento adquirido será importante para aprimorar o conteúdo repassado em sala de aula, tanto na graduação como na pós-graduação, bem como para realização de futuras pesquisas e orientações”, enfatiza o professor.