Cresceram nesse final de ano, as reclamações encaminhadas ao Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Dracena, a maioria contra empresas de telefonia móvel e o principal motivo, é a cobrança por serviços não solicitados. A informação é da coordenadora do Procon, Priscila Dantas das Neves Novaes.
Ela explica que no período de 4 de outubro a 6 de novembro, foram registradas no órgão, 244 reclamações e entre os dias 7 de novembro a 10 de dezembro, aumentaram 100 reclamações, totalizando 357 ocorrências no período, que incluem desde telefonias a assuntos financeiros e comerciais em geral.
O balanço mensal das reclamações, é encaminhado à Fundação Procon, em São Paulo. Somente ontem, 23, até o começo da tarde, a coordenadora informou que foram registradas dez reclamações contra a operadora de telefonia móvel Vivo, uma contra a Tim e nenhuma contra a Claro ou a Oi.
As queixas do consumidor contra a Vivo, de acordo com a responsável pelo Procon, em sua maioria são relacionadas a contratações de serviços não autorizados. “Ligam para o proprietário (do celular), oferecendo benefícios, mas não explicam que se trata de um plano e enviam as cobranças”, explica Priscila
Quanto às reclamações de compras pela internet geralmente são de nãocumprimento do prazo da entrega do produto solicitado. Nesses casos, geralmente o consumidor pede a devolução do dinheiro pago para adquirir outro produto.
Outra reclamação que o consumidor está encaminhando ao Procon e que aumentou no final do ano, é de produtos adquiridos mas apresentam defeitos, são enviados para as assistências técnicas, mas as empresas não fazem a devolução no prazo máximo de 30 dias, como determina o Código de Defesa do Consumidor.