Quente e eletrizante. As palavras podem definir como foi o clássico entre Santos e Palmeiras, neste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. O Santos abriu 2 a 0, permitiu o empate ainda na primeira etapa, mas viu o time alviverde vencer o duelo por 4 a 3. Robert, autor de três gols, foi um dos grandes nomes do confronto.

Com a vitória, o Palmeiras mantém viva a chance de classificação. A equipe segue na sétima colocação, mas agora com 22 pontos. No momento, são três pontos de distância do atual quarto colocado, o Botafogo-SP. Já o Santos segue na liderança, com 32, mas pode ser ultrapassado pelo Santo André, em caso de vitória sobre o Corinhians, ainda neste domingo.

Os jogadores do Palmeiras começaram o jogo de maneira nervosa em campo. Edinho levou cartão amarelo logo aos 2min por falta violenta em Neymar. O time esboçava uma pressão inicial sobre o mandante, mas sofreu com uma jogada de sorte – ou habilidade – de Pará aos 9min. O ala recebeu na lateral da área, cortou o marcador e cruzou. A tentativa acabou com a bola entrando no ângulo esquerdo de Marcos.

O Santos passou a dominar o jogo e teve duas boas chances para ampliar desperdiçadas por Neymar. Na terceira, o camisa 7 não desperdiçou. Ele recebeu livre na entrada da área e tocou por cima de Marcos, aos 30min.

O Palmeiras encontrava poucos espaços para atacar. E em um lance de bola parada, a equipe conseguiu diminuir. Aos 41min, Cleiton Xavier cobrou falta na lateral da área, Felipe saiu errado, atrás de Robert, e viu o atacante subir sozinho, cabecear e diminuir.

O gol empolgou o time alviverde e, no minuto seguinte, Robert empatou a partida. Após cruzamento de Armero da esquerda, ele entrou em velocidade na entrada da área e bateu de pé esquerdo no canto direito de Felipe. Na comemoração, os dois jogadores se juntaram a Diego Souza, Ewerthon e Edinho para realizarem uma “dancinha” provocativa à beira do campo.

O duelo foi para o intervalo em igualdade, mas com sabor de vitória para a torcida palmeirense, que não cansava de festejar na Vila Belmiro.

Na volta ao campo, Antonio Carlos promoveu a entrada de Márcio Araújo no lugar de Eduardo. O volante foi atuar improvisado na lateral-direita, e o Palmeiras melhorou a marcação.

Assim, o time alviverde conseguiu a virada aos 11min. Ceiton Xavier cobrou falta para a área, Léo cabeceou, e Felipe espalmou a bola na trave. No rebote, Diego Souza mandou de peixinho para o fundo da rede. Na comemoração, mais provocações dançantes.

Em busca do empate, Dorival Júnior colocou Zé Eduardo e Maranhão nos lugares de André e Marquinhos, respectivamente. Wesley foi jogar como meia e posteriormente deixou o time para entrada de Madson. A última modificação deu resultado.

O Santos passou a sufocar o Palmeiras e conseguiu o empate aos 35min. Madson recebeu lindo passe de Paulo Henrique Ganso e tocou na saída de Marcos. O time da casa se animou em busca da virada, mas teve o objetivo prejudicado pela expulsão de Neymar dois minutos após o gol. Em lance inocente, o atacante deu um carrinho violento em Pierre e recebeu cartão vermelho.

O jogo continuava quente e, aos 41min, o Palmeiras decretou a vitória com um golaço de Robert. O atacante viu Felipe adiantado e arriscou chute por cobertura. A bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro.

Na próxima rodada, o Santos encara o Ituano, domingo, às 19h30min, na Vila Belmiro. Já o Palmeiras atua sábado, às 17h, contra a Ponte Preta, no Palestra Itália.

SANTOS 3 X 4 PALMEIRAS