Na noite dessa sexta-feira, 20, na Câmara, foi realizada palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1993.
Cerca de 50 pessoas acompanharam as informações prestadas pelo geólogo do DAEE de Marília, Emílio Carlos Prandi sobre “Águas subterrâneas”. Na abertura falou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho.
Emílio Prandi informou em sua palestra que as águas subterrâneas abastecem atualmente 2 bilhões de pessoas no mundo, sendo 150 milhões na América Latina. No Brasil 61% da população depende de águas subterrâneas. O restante é abastecido por águas superficiais, através de rios, por exemplo.
Os poços da região atingem o aquífero Santo Anastácio e o aquífero Bauru, principalmente. Há problemas como superexploração dos aquíferos, risco de poluição/contaminação e ignorância sobre o potencial dessas reservas de água subterrânea. No caso de Dracena, o geólogo afirmou que a situação é extremamente privilegiada, pois o aquífero é produtivo e há uma camada natural que o protege de contaminação. Porém, alertou que todos os poços precisam de proteção. Por aqui, a distância entre poços não pode ser menor que 300 metros. Prandi ainda falou da importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Os eventos da semana que antecederam o Dia da Água foram realizados pela Prefeitura, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Emdaep, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Programa Município Verde/Azul, Câmara, DAEE, entre outros parceiros.