Quinze bailarinas do Grupo de Dança Camafeu, da Escola de Bailado Marina Gregolin, embarcam na noite de hoje, 8, para Nova Iorque (EUA), para participar da final do concurso Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição de dança do mundo estudantil.
A seletiva ocorreu em setembro do ano passado, em São Paulo, com a participação de aproximadamente 200 bailarinos de vários estados brasileiros. O grupo competiu com outras 38 coreografias e venceram com a dança “História Contada”, com a música Disparada do cantor Zé Ramalho.
A mesma coreografia será apresentada no YAGP na próxima segunda-feira, 13. As dançarinas permanecerão 10 dias na Big Apple e aproveitarão o tempo na cidade para estudar e aprimorar conhecimentos sobre os musicais da Broadway. O grupo deverá retornar ao Brasil no próximo dia 18.
“É uma honra levar o Grupo Camafeu e o nome de Dracena para esse patamar”, disse a professora de dança Marina Gregolin. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Faculdade Reges e Pesqueiro Berrocozo de Junqueirópolis que patrocinaram os uniformes oficiais – camisetas e jaquetas – do grupo de dança. O valor total da viagem custou R$ 150 mil.
O YAGP concede por ano, mais de 250 mil dólares em bolsas de estudo nas principais escolas e companhias de dança, e também é considerada uma das melhores iniciativas de educação e profissionalização através da dança em todo o mundo. É um concurso de dança internacional de grande repercussão no panorama mundial que acontece anualmente há 15 anos em Nova Iorque.
É a segunda vez que o Grupo Camafeu é selecionado para o YAGP. A primeira vez ocorreu em 2007. O concurso tornou-se um ponto de encontro conhecido internacionalmente para estudantes e professores de dança, onde podem trocar ideias, compartilhar suas experiências e receber as mais atualizadas informações em uma variedade de questões sobre balé clássico e dança contemporânea.