A Polícia Civil, através do delegado Alexandre Luengo e do policial Reginaldo Rosa dos Santos, ministrou palestra/aula sobre o enfrentamento das drogas, abordando os malefícios das drogas ilícitas, enfatizando também as consequências do consumo de substâncias lícitas, como álcool, cigarros (narguilés) e medicamentos, na noite de segunda-feira, 8, aos alunos do 1º termo de Psicologia da Unifadra.
Também foram mostradas algumas formas de prevenção, a exemplo, dos sinais indicadores que uma pessoa pode estar usando drogas, através de análise da mudança comportamental do indivíduo, ou seja: quando ele passa a mudar o ciclo de amizade; mostra-se muito agressivo; perda do rendimento escolar; relata estado de perseguição inexistente; aumenta os valores em dinheiro que acostumava pedir aos pais; alguns objetos de valores da casa começam a desaparecer; alteração no hábito alimentar ou na forma de repouso; e gerando uma quebra do vínculo familiar, social e trabalhista, vivendo, a partir, deste momento em razão exclusivamente das drogas.
O convite para palestra/aula fez parte do seminário realizado por alunos do 1º termo de Psicologia, orientados pelo professor Luiz Gustavo Peron Martins, titular da disciplina Base Biológicas do Comportamento.
As palestras sobre drogas são oferecidas de forma voluntária e gratuita por integrantes da Polícia Civil a toda comunidade em geral, às instituições de ensino público ou privado e empresas. Para agendá-la basta entrar em contato com a Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes – DISE, por meio do telefone (18) 3821-3753. (Com informações da Polícia Civil de Dracena).