Amanhã, 29, inspirada pelo Dia de São Pedro, santo conhecido por fazer chover, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) fará mobilização com o tema “Arraiá do Trilhão – São Pedro… Socorro! Ta chovendo imposto” em frente ao Impostômetro, no Centro de São Paulo. A ideia é chamar atenção para a marca de R$ 1 trilhão de impostos arrecadados que o painel da ACSP registrará por volta das 12h20. 
No ano passado, este valor foi registrado somente no dia 10 de julho, mostrando – mais uma vez – aumento da carga tributária. E quem passar pelo local amanhã, irá descobrir quanto pagou em tributos ao comprar pipoca, vinho quente, paçoca e outros produtos típicos nas festas juninas que frequentou ao longo do mês.
“Esse trilhão de tributos arrecadados vem do bolso de todos os brasileiros, de todas as partes do País. Por isso, precisamos nos unir nesta luta por uma tributação mais justa e equânime”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
Implantado em 2005 pela ACSP, o Impostômetro virou ponto de referência na região central, na cidade e em todo o Brasil. O painel tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Pelo portal do Impostômetro  é possível descobrir o que dá para fazer com o dinheiro e quanto foi arrecadado num período ou numa cidade, por exemplo. 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Associação Comercial de São Paulo