Morador de Rio do Antônio (BA), Salvador Miranda, 50, está em Dracena e região, para lançar o livro de sua autoria, “Nenhum obstáculo é tão grande quanto a vontade de viver”, no qual aborda sua experiência de vida e ao mesmo tempo, faz um alerta contra o preconceito e desrespeito aos direitos dos deficientes no país, como ele, que é paralaplégico.
Miranda nasceu em Panorama e mudou-se para São Paulo, capital, onde aos 23 anos, sofreu acidente de trabalho, ao cair de uma altura de 13 metros, em uma obra e ficou paraplégico.
Impossibilitado de andar, mas com disposição de trabalhar por causas sociais, mudou-se em 1989, para Santo Antônio, cidade localizada a cerca de 600 quilômetros da capital, Salvador.
“Sempre me interessei pela cultura, como o teatro e trabalhar na área social e aposentado por invalidez, há dois anos, comecei a escrever o livro, de início como passatempo, mas depois, com apoio de amigos, decidi pela publicação do livro que foi impresso pela editora Above, de Vila Velha (ES)”, ressalta o autor.
O livro tem 187 páginas e enfoca a sua história de vida, desde o preconceito que o deficiente encontra na sociedade ao desrespeito aos direitos básicos de acessibilidade. “Só para citar como exemplo, na viagem de carro que fiz da Bahia para cá nessa semana, paramos em três pousadas e nenhuma tinha acessibilidade, nem nos banheiros”, relata.
São situações como essa que Miranda e os deficientes de modo geral, enfrentam no cotidiano de suas vidas e o autor aborda no seu livro. “Conheço deficientes que entraram em depressão, pelas dificuldades de acessibilidade, não tem como ter uma vida normal e se tornam reclusos”, enfatiza.
O livro questiona esses pontos, de acordo com o autor, enfoca essas questões de ética, moral e caráter, que de acordo com ele, faltam na sociedade. O livro, como o título sugere, tem objetivo de alertar a sociedade e apoiar os deficientes nas suas necessidades e reivindicações para melhorar a qualidade de vida.
Para o lançamento do livro em Dracena e região, Miranda conta com o apoio da Câmara de Dracena, através do presidente, Francisco Rossi. Ontem, em entrevista ao JR, Miranda esteve acompanhado do vereador Shoiti Kanezawa, representando Rossi, e a apoiadora, Sônia Vieira de Melo.
LANÇAMENTOS – Miranda lançaria o livro ontem, 23, à noite, no Espaço Cultural de Panorama; na próxima quarta-feira, 29, às 19h30, no teatro municipal de Tupi Paulista e em Dracena, a data e o local estão sendo definidos para a próxima semana.