Hoje, 26, comemora-se o Dia da Vovó, personagens de suporte afetivo nas famílias. Com o passar dos anos, o estereótipo das avós mudaram. A imagem de velhinha, delicada e frágil de antigamente deu lugar a personagens ativas, vaidosas, independentes e principalmente modernas.
Tão modernas que em 2013, os maiores de 65 anos foram o grupo que mais cresceu nas redes sociais. No Facebook, a porcentagem de usuários dessa faixa etária aumentou 10% no último ano e já alcança 45% dos que navegam pela internet com essa idade, segundo um levantamento do Centro de Pesquisas Pew divulgado recentemente.
A ferramenta é mais uma forma de participação das avós na vida dos seus netos. Muitas falam com eles pelo Facebook e até mesmo ficam conectadas durante todo o dia no WhatsApp. É o caso da vovó dracenense, Thereza Coutinho Mazarin, 75 anos, professora aposentada.
A comunicação da avó pelo WhatsApp já virou rotina e é normal entre os membros da família. Super conectada, ela frequentemente sempre envia mensagens aos netos para saber se eles vêm visitá-la ou almoçar com ela. Thereza não demonstra dificuldade em acessar os aplicativos do seu celular, e apesar de sua facilidade em adentrar no mundo cibernético, está sempre à disposição de um abraço afetuoso e não abre mão dos mimos e paparicos com os netos.
Thereza tem três filhos, seis netos e um bisneto. Foi casada por 49 anos com José Mazarin, que faleceu em 2011. O falecimento do seu marido não deixou Thereza se abater.
Dona de uma fé inabalável, Thereza é exemplo de força e superação para todos, com uma vida ativa e membro de muitas atividades sociais em Dracena.
Sempre muito ativa, ela é voluntária de várias entidades assistenciais da cidade, como Avapac, Pousada Bom Samaritano, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além de colaborar com as atividades do Trânsito Consciente, através do Lions Clube, onde também é membro. Em seu círculo de amizades, algumas amigas ficam impressionadas devido à facilidade que Thereza possui com o mundo cibernético.
As avós estão dominando a internet. A modernidade proporciona um melhor estilo de vida a essas mulheres que chegam muito bem na melhor idade e buscam cada vez mais cuidados com o corpo e a mente. Embora os jovens ainda sejam, de longe, os principais usuários das redes sociais, os números não mentem: o potencial de crescimento é muito maior na terceira idade. (Com informações da Innovare Pesquisa).