O poço semi-artesiano da Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), localizado no bairro Palmeiras, em Dracena, apresentou problemas e moradores reclamaram à reportagem de barro saindo junto com a água, nas torneiras e demais ligações nas residências e estabelecimentos comerciais do bairro e adjacências.
O presidente da Emdaep, Bonfilho Antônio, informou que logo após o problema ser detectado, ontem, 29, uma empresa especializada se encontrava no local para esgotar a água e localizar onde ocorreu a falha no poço tubular profundo (ou semi-artesiano).
“Ainda não sabemos se foi no filtro ou outra parte da bomba, o nível da água já foi baixado em 12 metros, está saindo muita terra e será necessário retirar a bomba para verificar o que aconteceu”, explicou ontem, por volta das 11h30.
Para realizar o serviço, Bonfilho reitera que o poço seria desligado desde ontem, e possivelmente até amanhã, 1º, o problema seria solucionado e o abastecimento se normalize.
Até que fique pronto, ele explica que a água de outros poços será remanejada para abastecer a região atingida. O poço do Palmeiras atende os bairros Palmeiras, centro, Tonico André, entre outros.
ABASTECIMENTO – Com as temperaturas em elevação nessa época do ano e o consumo de água começando aumentar, o presidente informa que nos meses mais quentes, não vai faltar água na cidade, a não ser que ocorra um eventual problema pontual nos poços, como o que ocorre no Palmeiras, ou alguma bomba venha queimar.
“Não temos falta de poços (são 16 poços semi-artesianos no município, conforme o site da Emdaep), o que precisamos são de dois a três novos reservatórios, os quais temos pedidos encaminhados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e estamos aguardando resposta” , informa Bonfilho.
Ele pede aos consumidores atingidos com o problema no poço do Palmeiras a terem paciência, porque as providências estão sendo tomadas pela Emdaep.