Com a paralisação de funcionários dos bancos que teve início terça-feira, 6, em todo o País, a Fundação Procon-SP, orienta a população para que não tenha prejuízos no período de paralisação.
A coordenadora do Procon de Dracena, Priscila Dantas Novaes, explica que
embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
São os casos das contas de água, luz, gás e telefone, que podem ser pagas em casas lotéricas ou correspondentes bancários.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito (SCPC), o Procon recomenda que o consumidor fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
O consumidor deve documentar esse pedido, enviando o e-mail, ou anotar o número de protocolo de atendimento, para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
De acordo com Priscila, uma das dúvidas que chega ao Procon, é o beneficiário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que vai sacar o benefício pela primeira vez e não possui o cartão bancário para retirar o dinheiro. “Neste caso, a orientação é que o beneficiário procure o Juizado Especial de Pequenas Causas (Jepc)”, explica.
Apesar da paralisação, a coordenadora informa que até ontem, 7, o Procon de Dracena, não havia recebido nenhuma reclamação de clientes de bancos, por causa da greve dos funcionários de bancos.