O Sindicato dos Comerciários de Dracena e região negocia com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), o reajuste da categoria que abrange cerca de 4 mil funcionários do setor, entre os municípios de Pacaembu a Panorama.
Segundo o presidente do Sindicato, Sérgio Manoel, as negociações vêm sendo realizadas direto com a Fecomércio, em São Paulo e a reivindicação é de 10% de aumento salarial de uma só vez, retroativo ao salário de setembro.
O reajuste de 10%, conforme Manoel cobre somente a inflação no período de 1º de setembro de 2014 a 30 de agosto de 2015. “A reivindicação do Sindicato era de 11%, mas em outras regiões do Estado, foi fechado acordo em 10%, o que inviabiliza mantermos o pedido de 11%”, explica o presidente.
A dificuldade no acordo, de acordo com Manoel, está sendo na forma de pagar o reajuste de 10% aos comerciários. “A Fecomércio, oferece 10% mas dividido em duas vezes, 5% retroativo a setembro e 5% em março, mas não aceitamos”, explica.
Outro fator que reforça a negociação em 10% é que há comerciantes no Estado que anteciparam a conclusão das negociações e já reajustaram os salários em 10% e até 10,5%.
Apesar do impasse nas negociações, o presidente informa que está otimista e provavelmente nos próximos dias deve haver um acordo para o reajuste.
Segundo Manoel, o piso dos comerciários hoje nas cidades de abrangência do Sindicato, variam de R$ 1.098,00 a R$ 1.288,00, dependendo a função do trabalhador.