A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa no estado de São Paulo tem início na primeira semana de novembro e prossegue até o dia 30. Na região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Dracena, que abrangem os municípios de Mariápolis a Panorama, a previsão é imunizar cerca de 300 mil cabeças de gado contra a doença.
Depois o produtor tem até o dia 7 de dezembro para apresentar a declaração de vacina pelo programa de informática, Gedave da Secretaria Estadual da Agricultura ou nos postos da Defesa Agropecuária dos municípios.
Segundo o médico veterinário do EDA, Marcelo Kenji Yoshida, o produtor que não vacinar no prazo da campanha, será autuado em cinco Ufesp (R$ 106,25) por cabeça e três Ufesp (R$ 63,75), por cabeça não declarada.
BRUCELOSE – Além da vacina contra a aftosa, Yoshida chama a atenção dos produtores para a obrigatoriedade de vacinar fêmeas na faixa etária de três a oito meses. O prazo para vacinação, declaração, assim como as multas para quem não vacinar ou não declarar a vacina, são os mesmos da campanha contra a aftosa.