No próximo sábado, 14, das 9h às 15h, haverá na Faculdade Uniesp (avenida dos Expedicionários, n° 1.413, centro) a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. A expectativa dos organizadores é somar centenas de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro.
Na campanha regional para encontrar um possível doador, o objetivo é o preenchimento das fichas, já que a campanha é apenas para fazer o cadastro.
Além do cadastro, são retirados quatro ml de sangue do doador por enfermeiras voluntárias. O sangue coletado vai para o Hemocentro de Marília. Caso haja compatibilidade com algum paciente, novos testes serão feitos antes da doação.
Em Dracena a campanha terá a realização do Lions Clube de Dracena, Lions Clube Dracena Cinquentenário e apoio da Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e de Saúde. Ainda acontecerá no mesmo dia nas cidades de Tupi Paulista e em Ouro Verde. A reportagem voltará ao assunto até o sábado com matérias informando os locais e horários da realização da campanha nessas cidades.
PARA DOAR – Ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
NÃO PODEM DOAR – Pessoas portadoras de Hepatite B ou C; portadores de HIV; pessoas que fazem uso de insulinas ou que fazem ou já fizeram quimioterapia ou radioterapia.