As fortes chuvas neste começo de ano trouxeram um novo problema para o saneamento básico na cidade, os riscos de rompimentos das redes de esgotos, que está mobilizando a Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep) no trabalho de prevenção em locais onde há riscos de estouro da canalização.
A informação é do presidente da Emdaep, Bonfilho Antônio. Ele explica que a preocupação é levantar os locais onde há riscos de rompimento da rede de saneamento para fazer o serviço de contenção, tapando os canos que podem estar expostos e evitar que estourem e o esgoto comece a escorrer a céu aberto.
“No momento não há nenhum ponto na cidade onde houve o rompimento e o esgoto esteja sendo lançado no solo. No Jardim Brasilândia, ocorreu um caso que foi resolvido”, afirma Antônio.
Entre os locais que estão sendo verificados pela Emdaep, o mais crítico se localiza na marginal João Ottoboni, ao lado da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), onde a pista se rompeu com as chuvas, formou uma enorme erosão e a tubulação da rede de esgoto ficou exposta.
Os riscos de queda do pivô central dos tubos eram grandes e de acordo com Bonfilho, para evitar que o pivô central fosse danificado e caísse, provocando o lançamento do esgoto, ontem, 14, a Emdaep tapou os tubos com terra para conter o aumento da erosão nesses dias de chuvas. “É um serviço emergencial”, explica o presidente.