No próximo dia 25 de janeiro comemora-se em todo o Brasil o Dia do Carteiro. À pé, de moto ou carro, diariamente cerca de 8 mil carteiros percorrerem as ruas do interior de São Paulo para realizar as entregas de mensagens e encomendas.

 

Para cumprir a missão de entregar as correspondências, esses profissionais precisam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade. De modo particular, a população pode colaborar adotando ações de responsabilidade com os cães.

 

A maioria dos ataques ocorre quando os cães estão soltos na rua, quando escapam pelo portão no momento em que seu dono atende ao carteiro em sua residência e quando o carteiro precisa colocar o braço para dentro da grade para realizar a entrega.

 

Contudo, medidas simples podem reduzir a tendência de acidentes. Entre elas estão: instalar a caixa de correspondências fora do alcance do cachorro e acessível ao carteiro; corrigir possíveis aberturas na grade do portão; sempre fechar o portão; conferir se a altura do muro é suficiente para que o cão não consiga pular e, em casos de cães que moram nas ruas e ficam soltos em vias públicas, acionar órgãos municipais ou organizações competentes (quando couber e caso seja possível).

 

Com essas medidas e conscientização é possível garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais. Há 20 anos os Correios desenvolvem campanhas educativas sobre o assunto, o que vem reduzindo a tendência de acidentes. A mais recente foi realizada nos meses de novembro e dezembro do ano de 2014 e janeiro de 2015.