Instituído no final de 2015, o Programa Escola na Câmara, de iniciativa do presidente , Francisco Rossi, começou a ser praticado ontem, 2, com a recepção dos alunos da EE 9 de Julho. “O objetivo é despertar a cidadania e cultuar no jovem a política séria como realmente ela é”, pondera Rossi.
O projeto de resolução 009/15, do vereador, implantando o Programa, aprovado pela Câmara, abrange o ensino médio das escolas estaduais e particulares de Dracena.
Conforme a resolução, as propostas constituem em mostrar as funções do Legislativo, esclarecendo questões sobre democracia, organização do município e participação popular.
Além de contribuir para capacitação dos estudantes em relação à consciência crítica, integrá-los ao processo político-democrático, proporcionar conhecimentos sobre o funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, os vereadores.
“É saudável contribuir para que os estudantes adquiram subsídios fundamentais à sua formação política, ampliando os canais de interlocução e relacionamento com a sociedade”, analisa o presidente do Legislativo.
Os alunos recebem informações sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal de Dracena, que promovem a interatividade do ambiente escolar às questões inerentes da Câmara.
No Programa, as visitas dos alunos passam a ser agendadas previamente e irão ocorrer uma vez por semana durante o expediente da Câmara, com limite no número de alunos de duas classes por vez e sempre com acompanhamento de professores ou funcionários da escola.
Ontem, no primeiro dia de prática do Programa, Rossi recepcionou os alunos, falou sobre o projeto e o vereador Juliano Bertolini fez diversas ponderações sobre a dinâmica e a importância do Poder Legislativo para a sociedade como um todo.