Ontem, 23, à tarde, o delegado seccional de polícia de Dracena, Nilton Santos Paschoal, fez uma avaliação sobre o mapa da violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado na terça-feira, 22, que mostra os municípios da microrregião de Dracena entre os 20 mais tranquilos do País em taxas de homicídios por 100 mil habitantes. Veja mais sobre o assunto na página 20.
Para ele, o resultado é bom e interessante, mostra que as Polícias Militar e Civil estão trabalhando e fazendo suas partes. “Isso é o que a gente sempre tem dito nas reuniões com o governador e o diretor do Deinter, que a nossa região é uma das tranquilas do estado de São Paulo, em índice de criminalidade”, afirmou o delegado Paschoal.
A reportagem fez contato via celular com o major Ezequiel, comandante do Batalhão da Polícia Militar ontem, 23, à tarde, para ouvi-lo sobre o assunto, mas a ligação não foi atendida.
A microrregião de Dracena tem o privilégio de contar com a sede do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior e da sede da Delegacia Seccional de Polícia que reforçam em muito a segurança dos municípios abrangidos pelas unidades policiais.
De acordo com a pesquisa, o município de Cotegipe (BA) é o primeiro colocado na relação dos 20 mais pacíficos do País, com índice de 1,8% de homicídios para 100 habitantes.
A nota técnica analisa os números mais atuais do Datasus (dados preliminares de 2014) sobre a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, em decorrência de armas de fogo, por violência policial, e sobre os homicídios de afrodescendentes, mulheres e jovens.