Um agente de saúde de 54 anos, da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente, foi agredido e ameaçado durante uma vistoria a uma residência naquela cidade, no período da manhã de quarta-feira, 13.
O Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia informa que o morador não aceitou o fato de que seria autuado e pegou uma enxada para bater na equipe do órgão.
Conforme o registro, o agente chegou ao local com os demais funcionários para verificar as condições do local. A vítima já havia ido ao imóvel outras vezes, porém, teve sua entrada barrada.
Como a equipe possuía uma autorização judicial para vistoriar a casa, o morador, de 55 anos, autorizou a entrada. Os funcionários da VEM encontraram um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, o que motivou a autuação do proprietário da casa.
Assim que o morador soube disso, ele “pegou a prancheta da vítima e rasgou o mandado judicial referente à sua residência e outras duas que iriam ser vistoriadas”. Em seguida, de acordo com o documento policial, o autor, com uma enxada, ameaçou agredir o agente de saúde, “vindo a dar-lhe um empurrão, lesionando seu nariz”.
O proprietário ainda “colocou para fora de sua residência a vítima e os demais componentes da equipe da VEM”. A vistoria da casa só pôde se concluída após a chegada da Polícia Militar ao local. O autor e a vítima foram levados à Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde foi feito o registro da ocorrência por lesão corporal e desobediência. Após ser ouvido, o autor foi liberado, (Com informações do G1 Presidente Prudente).
COMBATE AO AEDES – No Brasil, o Ministério da Saúde informa que do total de imóveis visitados, 29,2 milhões efetivamente vistoriados, 5,6 milhões estavam fechados ou houve recusa para o acesso. Do total, foram encontrados focos do mosquito em 912 mil unidades. Os estados que registraram maior número de visitas foram Tocantins com 98% da totalidade de imóveis visitados e Piauí com 90%. No estado de São Paulo, de uma base de 16.328.957 milhões de imóveis foram visitados 7.038.671.