O governador Geraldo Alckmin visitou no último sábado, 27, a Escola de Moda e a Padaria Artesanal em funcionamento no município de Flórida Paulista, na região de Presidente Prudente. Ambas são projetos do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), presidido pela primeira-dama, Lu Alckmin. São cursos de curta duração, voltados especialmente para pessoas desempregadas, para que tenham uma nova oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
“O curso de moda é superimportante. Forma profissionais, como vimos aqui nesse belíssimo desfile de modas, com roupas tão bem feitas. E há também a escola da padaria artesanal, às vezes temos mais de dez tipos de pães, de variados sabores. O setor da gastronomia é hoje importantíssimo, temos visto na TV disputa de chefs de cozinha. Então, são dois importantes programas de geração de renda que temos aqui”, disse Alckmin.
Para participar dos cursos da Escola de Moda e da Padaria Artesanal, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos. Não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Idealizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, a Escola de Qualificação Profissional iniciou suas atividades em 2011, com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. No ano seguinte, foi inaugurada a Escola de Construção Civil.
O objetivo dessa iniciativa é oferecer qualificação profissional, rápida e gratuita, como oportunidade para que pessoas desempregadas resgatem sua autoestima e ingressem ou retornem para o mercado de trabalho – em muitos casos, atuando em uma nova atividade profissional.
Outro projeto do Fundo Social de Solidariedade que visa a qualificação profissional é a Padaria Artesanal, que ensina dez receitas de pães artesanais. Juntos, os projetos atenderam, de 2011 até o momento, mais de 150 mil pessoas.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Governo do Estado de São Paulo