Os alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Dracena que foram representar a cidade no Inter 2016 fizeram bonito nos jogos e conseguiram o 6º lugar na classificação geral da segunda divisão, com 70 pontos, sua melhor campanha dos últimos sete anos. O evento é considerado a maior competição esportiva universitária da América Latina e neste ano foi realizado em Presidente Prudente.
O primeiro lugar foi para o campus de Araçatuba; já no grupo da primeira divisão, o título de campeão ficou com os donos da casa, tornando Prudente penta campeão dos jogos.
Com 60 atletas, a Associação Atlética Acadêmica dracenense participou de seis semifinais: futsal feminino e masculino; vôlei de areia feminino; tênis de mesa feminino; vôlei de quadra e areia masculino. Dessas, futsal e tênis de mesa feminino e vôlei de quadra e areia masculino ficaram em terceiro lugar cada.
Na natação masculina, Lucas Boaventura Scavacini levou a medalha de prata nos 50 metros livre. Já no atletismo, Gustavo Trivelin ficou em segundo lugar no arremesso de peso e Monique Santos ganhou o ouro nos 100 metros rasos e prata no salto em distância.
“Foi muito gratificante conquistar essas duas medalhas para Dracena e o apoio que recebi me ajudou muito. Nosso campus é pequeno, mas com pessoas que batalham muito para conseguir resultados. Fiquei muito feliz em ajudar nossa faculdade já na minha primeira competição e espero conquistar muito mais nos próximos anos”, disse Monique, estudante do curso de Engenharia Agronômica e responsável por duas medalhas no atletismo.
Com a ascensão de cinco posições em relação aos outros anos, o sentimento é de superação e dever cumprido entre atletas, depois de dois anos amargando o último lugar da competição eles finalmente têm bons motivos para comemorar. “Dois de nossos medalhistas são calouros e este foi o primeiro ano deles na disputa, por isso temos grandes expectativas e o anseio de melhorar a cada ano”, declarou a aluna e atleta Mayara Shiguematsu, que já foi membro da organização do Inter em 2013, presidente da Atlética na gestão 2014 e atualmente ocupa o cargo de tesoureira na associação.
“Voltamos imensamente felizes desse Inter Prudente. Cansados, mas com o sentimento de dever cumprido. Nos preparamos o ano todo e tiramos Dracena do último lugar. Mas além disso outro sentimento que se manteve foi o de união do campus, com nossa torcida e toda equipe técnica tão envolvida e emocionada a cada resultado que alcançamos. Posso dizer que daqui para frente, nosso papel será continuar mantendo esse elo para a cada ano levar Dracena mais e mais pra cima na competição”, avaliou Emanuelle Rodrigues Alves, atual presidente da Atlética.