Fé e devoção. Essas palavras resumem o sentimento de centenas de fiéis que participaram da missa solene em louvor e coroação a Nossa Senhora de Fátima, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Dracena, na noite do último sábado, 13, em comemoração ao centenário de aparição da santa aos três pastorinhos.
Segundo a história, em 13 de maio de 1917, no povoado de Fátima, no interior de Portugal, Nossa Senhora apareceu para as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco. A santa pediu a eles que transmitissem ao mundo mensagem pedindo penitência, oração e conversão à fé católica.
Antes da missa solene em louvor e coroação a Nossa Senhora de Fátima, que foi presidida pelo pároco do santuário Wilson Luís Ramos e também pelo frei Aírton Grigoleto, da comunidade Matriz Nossa Senhora Aparecida, foi realizada a procissão luminosa da imagem de Nossa Senhora de Fátima, saindo da capela Santa Clara até o santuário, carregada por aproximadamente 25 atiradores do Tiro de Guerra de Dracena.
Antes do término da missa solene em louvor a santa padroeira, aproximadamente 45 crianças e adolescentes de faixa etárias de 5 a 15 anos vestidas de anjos, entoaram cinco músicas a Nossa Senhora de Fátima, que levaram as lágrimas os fiéis que acompanharam o momento da coroação da santa.
No momento de coroação a Nossa Senhora de Fátima, as crianças do coral arremessaram pétalas de rosas a imagem e fogos de artifício foram soltos no entorno do santuário.
O pároco do santuário Wilson Luís Ramos entregou um certificado de consagração a Nossa Senhora de Fátima, ao garoto dracenense Arthur Gabriel Andrade Regiani, de apenas 9 anos de idade, que recebeu a benção diante da santa.
Após o término da missa solene a Nossa Senhora de Fátima, foram vendidos bolo, cachorro quente e pastel, no salão do Santuário, em prol da comunidade católica.