A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo abre inscrições para os editais de arquivos do Programa de Ação Cultural (ProAC). É a primeira vez que o programa lança editais para este segmento. Serão contemplados quatro projetos, de pessoa jurídica, sendo que 50% deles devem ser de proponentes da Grande São Paulo, interior e litoral. As inscrições vão até 14 de agosto. Os editais completos estão disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br.
Os proponentes podem enviar projetos para dois editais: Difusão e Acesso em Arquivos Permanentes e Gestão e Preservação em Arquivos Permanentes. Para cada um deles serão selecionados dois projetos, com prêmio de R$ 50 mil cada.
Em Difusão e Acesso, os projetos podem contemplar diversas frentes: desde exposições físicas e virtuais, passando por criação de site e elaboração de projetos educativos até a produção de congressos e oficinas. Já em Gestão e Preservação é necessário que os projetos sejam voltados à gestão de documentos: tratamentos, conservação, restauro, gestão de riscos, reprodução por microfilmagem ou digitalização, aquisição de mobiliário adequado, entre outros. Todas as possibilidades de projetos a serem elaborados estão detalhadas no edital.
O Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade editais, tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando projetos artísticos com recursos da Secretaria da Cultura do Estado. Serão disponibilizados editais em 12 linguagens: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, economia criativa, cultura e cidadania e artes visuais. Além de Arquivos, o ProAC está com inscrições abertas para os editais de Literatura, Música e Festival de Artes.,
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo