Durante o “2º Encontro sobre Política Agrícola e Desenvolvimento”, que será realizado nesta quinta (17) e sexta-feira (18), na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT), da Unesp de Dracena, está programado um ciclo de palestra sobre o tema do evento.
Na sexta-feira, 18, às 8h30, no anfiteatro da Unesp o dr. Fernando Curi Peres irá proferir a palestra com o título, “Ideologias e o Método da Ciência: um enfoque especial no Agro”.
A palestra tratará das formas mais primitivas de conhecimento humano até as composições sofisticadas de criações mais ou menos lógicas dos saberes. As diferentes áreas do conhecimento serão abordadas, com especial ênfase nas visões corporativas dos grupos.
Consultado sobre o conteúdo da palestra, o professor explicou que “a cultura brasileira é pródiga em permitir privilégios às corporações; neste sentido, pode-se entender como os grupos violam o preceito constitucional que indica a necessidade de igualdade de tratamento legal e de oportunidades nas condições de desenvolvimento dos recursos humanos dos grupos”.
Acrescenta o professor que desde a década de 30 do século passado, o agro brasileiro foi particularmente espoliado nas suas rendas e direitos como forma de estimular a urbanização e transformação da sociedade brasileira no sentido de sua industrialização precoce.
“A interação entre as formas de conhecimento humano ― conhecimento científico e conhecimento livre ― convivem na normatização do funcionamento dos grupos de acordo com as justificativas ideológicas que caracterizam as diferentes culturas, enfatiza Curi.”
O palestrante é professor sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP. As vagas para a palestra são limitadas.
SERVIÇO – Para mais informações sobre o evento, acesse o site, pelo link: http://www.dracena.unesp.br/#!/eventos/encontro/2017/ ou entre em contato pelo telefone (18) 3821 – 8200, ou pelo e-mail da coordenadora do evento, prof.a dr.a Elaine Mendonça Bernardes, emb@dracena.unesp.br.