Um proprietário rural, residente no município de Salmourão, que mora na propriedade, mantém no local alguns cachorros, entre eles, um cão grande, da raça Fila Brasileiro.
Como a maioria dos animais que vivem na área rural, o cachorro costuma sair caminhando pelas propriedades próximas, se afastando um pouco de casa, porém, depois de caminhar, retorna e isso costuma acontecer regularmente, sem nenhum problema.
No entanto, segundo o proprietário do animal, nesta sexta-feira (5) pela manhã, quando saiu para o quintal da propriedade, percebeu um ferimento na paleta direita de um dos animais, um cachorro da raça Fila Brasileiro e ao verificar melhor o ferimento, notou que se tratava de um furo.
O proprietário então levou o animal para ser examinado pelo médico veterinário da Clínica Mundo Animal, de Osvaldo Cruz, Dr. Osvaldo Ponteli, que rapidamente diagnosticou que o ferimento tinha sido provocado por um disparo de arma de fogo e quer o projétil estava alojado na musculatura do cachorro.
Segundo o veterinário, o projétil é de pequeno calibre, provavelmente um chumbo de espingarda ou se trata de um projétil de calibre 22, porém, se fragmentou com o impacto e continua alojado na paleta do cão.
O animal passa bem, não corre risco de morte, está se recuperando e ainda será decidido se o projétil será retirado ou se poderá permanecer no local, uma vez que não representa risco à saúde do animal, que permanece internado sob cuidados, na Clínica Mundo Animal de Osvaldo Cruz, que fez uma postagem em uma rede social, mostrando o animal sendo tratado.