O Poupatempo é o ‘Melhor Serviço Público de SP’, segundo o instituto de pesquisas Datafolha, pelo quarto ano consecutivo. O resultado da pesquisa foi divulgado pela Folha de S. Paulo neste domingo, 29 de abril de 2018. 

A pesquisa anual ‘O Melhor de São Paulo – Serviços’, publicado pela Revista da Folha, entrevistou leitores das classes A e B em todas as regiões de São paulo para saber quais os nomes mais lembrados como os melhores serviços em 39 categorias. 

Foi o quarto ano consecutivo que o Datafolha realizou o levantamento e o Poupatempo apareceu em todos eles como o mais lembrado na categoria ‘Melhor Serviço Público’. O Poupatempo foi citado por 10% dos entrevistados. Na segunda colocação na categoria, apareceu o Metrô em empate técnico com 9% de citações. O Metrô também venceu pelo quatro ano na categoria ‘Melhor Transporte Público’. 

Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, gestora do Poupatempo, disse que o resultado da pesquisa reflete o comprometimento de toda a equipe de 13 mil funcionários e também os investimentos em novas tecnologias para agilizar o atendimento ao cidadão. Ele cita os totens de autoatendimento que o Poupatempo está oferecendo para shoppings e supermercados para levar serviços até os cidadãos. E também o atendente virtual Poupinha, o aplicativo SP Serviços para celulares e um número cada vez maior de serviços disponíveis no portal www.poupatempo.sp.gov.br e nos totens, que funcionam como caixas automáticos dos bancos, oferecendo alternativas ágeis e seguras para facilitar a vida de todos os que precisam do Poupatempo. 

A reportagem da Revista da Folha que trouxe a vitória do Poupatempo cita que o maior número de votos do Poupatempo veio de paulistanos do centro e da zona oeste. E destaca que tecnologia e recursos humanos representam o caminho atual para o programa, que tem 72 unidades no Estado e entrou em nova fase em 2018, com a instalação de totens de autoatendimento em shoppings, mercados e estações de metrô. Equipamentos já estão funcionando em 30 locais. Outros 84 ficam nos maiores postos fixos. 

Colaboradores do Poupatempo Lapa gravaram filme para divulgar pesquisa Datafolha no Facebook (clique AQUI e veja o filme) 
 
Curiosidades sobre o Poupatempo

A reportagem apresenta algumas curiosidades sobre o Poupatempo, que completou 20 anos em 20 de outubro do ano passado: 
 – Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo.

– 8.115 mulheres trabalham nas 72 unidades, representando 62% do quadro de 13.193 funcionários do serviço. 
– O aplicativo SP Serviços, para fazer agendamentos e obter informações pelo celular, foi baixado mais de 1,83 milhão de vezes desde seu lançamento, em 2015. 
– A bicampeã do Miss Trans Parada LGBTT de Jundiaí, Jessyca Dias, é orientadora do Poupatempo. Ela foi contratada após procurar o serviço para tirar seu RG com nome e gênero femininos, quando teve esse direito reconhecido na Justiça. 
– Nos últimos dois anos, 352 pessoas com mais de cem anos renovaram seus RGs nas unidades; quatro delas nasceram em 1904. Em 2015, Maria Benedita Pereira da Silva, nascida em 9 de agosto de 1900, renovou seu RG para provar ao INSS que estava viva. 

Assessoria de Comunicação – Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp