Os vereadores José Antonio Pedretti (PMDB) e Nelson Buzinaro (PPS) votaram contra projeto de autoria do Executivo que prevê a antecipação salarial para servidores municipais na proporção de 30% de seus vencimentos, para aquisição de alimentos, medicamentos, etc.
Ao discutir e votar contra o referido projeto na segunda-feira, os vereadores argumentaram em seus pronunciamentos que a antecipação salarial não é a forma mais viável para auxiliar os servidores municipais no momento, pois os mesmos necessitam de reajustes reais e não o comprometimento de seus vencimentos.
O vereador Nelson Buzinaro disse que no projeto existe excesso de paternalismo e que é preciso que o prefeito conceda reposição salarial e reajustes reais. Ainda segundo o vereador, o projeto é uma utopia, pois entende que não é possível conseguir controlar os gastos dos servidores municipais.
Já o vereador Pedretti ressaltou que esse tipo de antecipação salarial somente prejudica os servidores municipais que já estão com seus vencimentos praticamente comprometidos nos bancos, onde são obrigados a emprestar dinheiro para poder complementar seus salários, que no final do mês são insuficientes para manter as famílias. É mais um engodo para o funcionário, assim como o auxílio alimentação que não se incorpora ao salário e desaparece quando o servidor se aposenta, completou.
Os demais vereadores votaram favoráveis. Na próxima segunda-feira, a matéria ainda passará por mais uma discussão e votação. As informações são da assessoria de vereador Pedretti.