A Copa do Mundo acabou e recomeça o Campeonato Brasileirão com sete jogos hoje e outros três amanhã, pela oitava rodada.
Considerado o mais importante campeonato de futebol do País, os times com algumas inovações no elenco e na comissão técnica retomam cada um o seu lugar após 38 dias de recesso.
A rodada marca para hoje Grêmio x Vitória; Atlético Paranaense e Cruzeiro; São Paulo e Avaí; Flamengo x Botafogo; Guarani x Internacional; Goiás e Vasco e Ceará x Corinthians. Amanhã tem Palmeiras e Santos; Atlético Mineiro e Atlético Goianense e Fluminense x Grêmio Prudente.
Com a frustrada participação do Brasil pelo hexa na África do Sul, os torcedores dos 20 clubes trocam as cores verde e amarela pelas cores de seus times do coração e continuam sonhando com uma festa de campeão em 2010.
Mas se a luta pelo troféu é velha conhecida das torcidas, o segundo semestre será repleto de novos rostos que protagonizarão a sequência do Nacional, com as equipes se adequando aos desfalques e reforços negociados durante a pausa da competição. E ainda há mais por vir, já que a janela de transferências para atletas vindos do exterior só abre no dia 3 de agosto.
TIMES – No reinício, o Flamengo além da dissolução do Império do Amor com Adriano no Roma, da Itália, e Vagner Love de volta ao russo CSKA, o Rubro-Negro perdeu o goleiro e capitão Bruno que foi preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio e teve seu contrato suspenso.
Outros nomes deixaram a Gávea, como o zagueiro Álvaro, dispensado, e o jovem Bruno Mezenga, emprestado ao futebol polonês. Mas nem só de despedidas vive o clube, que acertou o retorno do meia Renato Abreu e contratou o goleiro Vinícius, o zagueiro Jean, o volante Correa, o meia Marquinhos e os atacantes Val Baiano e Cristian Borja.
Também no Rio de Janeiro, o Fluminense tenta confirmar o acerto com o brasileiro naturalizado português Deco e tem um ex-flamenguista como principal atração: o “Sheik” Emerson chega às Laranjeiras para suprir a ausência de André Lima reforço para o ataque do Grêmio.
No Botafogo, o retorno de Jobson aos campos, após cumprir suspensão por doping, e a volta do meia Maicosuel ao clube renovam as esperanças do campeão carioca de fazer uma boa campanha no Brasileiro. No reinício do Brasileirão, algumas equipes terão novidades no comando técnico.
O Atlético-GO reaparece com Roberto Fernandes, o Avaí com Antônio Lopes e o Ceará com Estevam Soares.
Mas o caso de maior peso é, sem dúvida, o do Palmeiras, que repatriou o técnico do penta, Luiz Felipe Scolari, cotado, inclusive, para voltar à Seleção que treinará um time reforçado pelo ídolo alviverde Kleber Gladiador.
A torcida do Vasco também terá a combinação técnico conhecido e jogador com história no clube que é PC Gusmão e o meia Felipe estão novamente em São Januário.
Já o antigo comandante cruzmaltino, Celso Roth é uma das novidades do Inter que ainda disputa a Taça Libertadores e retorna, também, com os consagrados Rafael Sóbis e Tinga, além do goleiro Renan.
A dança dos técnicos chega até Belo Horizonte, onde o Cruzeiro que tenta compensar a perda do Gladiador com a chegada do ex-palmeirense Robert e do argentino Walter Montillo, ex-Universidad de Chile passa a ser comandado por Cuca.
Dono de um dos times mais elogiados do primeiro semeste de 2010, o Santos terá o assédio dos clubes estrangeiros como maior adversário no segundo semestre. Mas, enquanto o único Menino da Vila que teve sua saída confirmada foi o atacante André, o técnico Dorival Júnior espera reeditar, no Litoral Paulista, o sucesso da parceria dos tempos de Coritiba.
O goleador Keirrison, vinculado ao Barcelona, chega, por empréstimo ao Peixe, que se despede do goleiro Fábio Costa ele voltará a trabalhar com Vanderlei Luxemburgo, desta vez no Atlético-MG.
O Galo, inclusive, não foi tímido na hora de se reformular.
Com Diego Souza como principal nome, a lista de reforços atleticanos tem, ainda, os atacantes Daniel Carvalho e Reinaldo, o meia equatoriano Edison Méndez e o zagueiro Lima.
Atual líder, o Corinthians, por sua vez, pode não ter uma relação extensa de novidades, mas, com a possível saída do goleiro Felipe, tratou de fechar com o paraguaio Bobadilla.
No São Paulo, tem mais gente de saída que chegando. Cicinho, Léo Lima, Oscar, Henrique e André Luís não vestem mais a camisa do Tricolor, que, por ora, só terá de novo o zagueiro Samuel.