A primeira visita oficial da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, a Dracena, contou com a presença de vários representantes de entidades dos municípios abrangidos pela Drads da Alta Paulista, além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes da Câmara, vereadores e representantes de deputados. Todos estiveram ontem reunidos na Câmara Municipal de Dracena, onde a secretária foi recepcionada pelo prefeito Célio Rejani, primeira-dama Darcy Rejani, deputado estadual Reinaldo Alguz, vice-prefeito Enivaldo Sartori e o presidente da Câmara Juliano Bertolini que formaram a mesa principal.
Darcy Rejani fez a abertura cumprimentando a todos e destacou a importância da visita da secretária, uma vez que demonstra a preocupação do Governo do Estado em apoiar o setor de assistência social nos municípios, que possui poucos recursos e muitas necessidades. Juliano Bertolini citou o marco para a cidade em receber a secretária, sobretudo pelo trabalho desenvolvido pelas entidades no município.
O deputado Reinaldo Alguz ressaltou o trabalho de Rita Passos à frente da secretaria, pois pela primeira vez o Partido Verde faz parte do Governo, e em tão pouco tempo de trabalho ela trouxe a esperança de revitalização para a pasta. Ele ainda ressaltou a preocupação do Governo com as entidades, proporcionando um mecanismo para beneficiar as cidades.
O prefeito Célio Rejani enfatizou a iniciativa da secretária de visitar as cidades, estar mais próxima às entidades, demonstrando a preocupação do Governo com as pessoas para a melhoria da qualidade de vida.
Na segunda-feira, Rita Passos esteve em Presidente Prudente e hoje estará em Marília. Rita Passos disse estar contente por conhecer a cidade, que considerou muito bonita, e reforçou a intenção de trocar experiências.
Ela se apresentou rapidamente, falando que foi convidada por José Serra para participar de seu Governo e completará quatro meses no cargo. No comando da secretaria, Rita Passos destacou o compromisso de visitar todas as regiões, conhecendo os diferentes perfis das cidades e seus projetos, para um trabalho de fortalecimento e também implantação de novos projetos. Entre eles, citou o Futuridade destinado aos idosos que deverá ser implantado em 50 cidades, aumentando gradativamente.
Rita Passos também anunciou que apresentou proposta para dobrar o orçamento para o ano que vem, com o objetivo de dobrar a ajuda aos municípios. Para isso, frisou que será importante as cidades implantarem o Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
A principal razão da vinda da secretária a Dracena foi para divulgar a possibilidade de entidades sociais se beneficiarem com créditos da Nota Fiscal Paulista (NFP). Rita Passos explicou que por meio da parceria entre as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e da Fazenda, as entidades paulistas de assistência social e saúde sem fins lucrativos podem receber doações relativas a documentos fiscais de consumidores que não quiserem informar o CPF na nota, além de aproveitar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista. Para isso, elas devem estar cadastradas no Sistema Pró-Social, da Seads, e depois se inscreverem no sistema da NFP.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda, 85% dos cupons fiscais são processados sem a identificação de CPF/CNPJ. O objetivo é aproveitar essa diferença de créditos para ajudar as entidades.
BENEFÍCIO – O consumidor que quiser fazer a doação pode pedir a nota sem o CPF e encaminhá-la para a entidade que quiser beneficiar. Ou então ele próprio pode cadastrá-la no sistema da NFP em favor da instituição. A outra opção é informar seu CPF na nota, aguardar a liberação dos créditos e depois repassá-los para a entidade, sem limite de valor. As entidades também poderão participar de sorteios, concorrendo com os bilhetes gerados por suas próprias compras e pelas notas doadas. Mais informações no site: www.nfp.fazenda.sp.gov.br. O representante de entidade ainda não cadastrada na Seads pode acessar o site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br para obter informações.