Até ontem no final da tarde e começo da noite, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esta semana em Presidente Prudente era incerta. Em relação às cidades de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio (região do Pontal), segundo informações do deputado federal Talmir Rodrigues (PV) davam conta de que havia sido cancelada.

O prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, PTB) e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), de Presidente Prudente estão empenhados na mobilização dos prefeitos de mais de 100 cidades que integram as entidades – União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), presidida pelo prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo (Iéia, do PSDB); da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), presidida pelo prefeito de Junqueirópolis, Osmar Pinatto (PSDB); e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), presidido pelo prefeito de Quatá, Marcelo Pécchio (PDT).

O prefeito Osmar Pinatto informou ontem pela manhã, que a Amnap irá debater com o presidente questões ligadas a emenda constitucional 29 que está no Congresso Nacional há anos e até agora não foi aprovada. Sendo aprovada trará mais recursos ao setor da saúde pública. Também a redistribuição dos royalties do Pré-Sal a todos os municípios brasileiros. “Somos uma federação, o petróleo é patrimônio nosso. Se todos os municípios tiverem direito aos royalties do petróleo por ano uma cidade como Junqueirópolis poderia ser beneficiada com cerca de R$ 1 milhão e Dracena, um valor em torno de R$ 2 milhões”. O prefeito Osmar Pinatto comentou que a questão da retomada do transporte ferroviário na região também consta da pauta de reivindicações. Pinatto concluiu dizendo que a maioria dos prefeitos da região deverá marcar presença.

A vinda de Lula a Prudente está prevista para quinta-feira, porém ainda não há notícias oficiais.