Continuam empatados tecnicamente os dois principais candidatos à corrida presidencial no Brasil, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), na primeira pesquisa desde o início oficial da campanha, conforme a pesquisa Datafolha.
Serra aparece com 37% das intenções de voto, dois pontos a menos em relação à última pesquisa realizada no fim de junho.
A candidata do PT recebeu 36%, um abaixo do levantamento de junho.
Já Marina Silva (PV) subiu um ponto, chegando aos 10%.
Os indecisos se mantêm em 10% e os que votarão em branco ou nulo em 4%, enquanto os candidatos minoritários somam 3%, conforme a mesma pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Por este cenário, nenhum candidato obteria mais da metade dos votos, Dilma e Serra iriam para segundo turno.
Nessa simulação, os dois aparecem novamente virtualmente empatados, a candidata do PT com 46% das intenções de voto contra 45% para o tucano.
A campanha começou oficialmente em 6 de julho, data a partir da qual os candidatos podem organizar comícios, caravanas e atos nas ruas, além de fazer propaganda na internet.
Ainda está permitida a campanha na televisão, que só começará em 17 de agosto.
Os três principais candidatos haviam acordado realizar o primeiro debate na próxima segunda-feira, que seria transmitido por vários sites, mas Dilma e Serra declinaram ao convite nesta semana por problemas de agenda.