A seleção brasileira feminina de vôlei fará nesta terça-feira, em Belo Horizonte, o primeiro da série de dois amistosos contra a Alemanha, preparativos para o Grand Prix. E a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães terá um trunfo inusitado para vencer o duelo: o conhecimento de alemão da ponteira Mari.
Descendente de germânicos, austríacos e russos, a jogadora é fluente no alemão. “”Durante o jogo, tento entender o que as alemãs estão dizendo e usar isso a favor do Brasil”, disse Mari, em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Vôlei.
“Acho que quando as alemãs veem no time brasileiro uma loirinha, alta e de olhos azuis, devem pensar que estou na seleção errada. Sou mais parecida com elas do que com as jogadoras do Brasil. No cumprimento das equipes, sempre falo alguma coisa em alemão”, brinca Mari.
A ponteira entende que os confrontos com as alemãs serão bons testes para o Brasil às vésperas do Grand Prix, que será disputado de 6 a 29 de agosto. “O time da Alemanha possui grande força física e um técnico italiano, que sabe montar uma equipe e entende como o Brasil joga. Temos que estar atentas durante toda a partida.”