Ao discursar hoje (24) em cerimônia conjunta de inauguração dos campi universitários de Dourados e de Ponta Porã, ambos em Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que governar exige duas competências: saber montar equipe e tomar as decisões na hora certa.
“Saber montar equipe significa colocar as pessoas que você não tenha dificuldade de tirar depois e saber tomar as decisões na hora certa. É como um técnico de futebol, se um ponta-direita ou esquerda não está jogando bem, não pode esperar os 39 minutos do segundo tempo para tirar, senão não vai resolver nada”, disse.
No campus da Universidade de Dourados, Lula citou dados positivos da educação como o aumento no orçamento do Ministério da Educação e comemorou a criação de programas como o de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (ReUni) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo Lula, “essa revolução não é definitiva, estamos em um processo”.
Em Dourados, Lula participou da cerimônia de inauguração simultânea de prédios do campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do campus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Antes, o presidente participou da inauguração das obras de duplicação e restauração de trecho da rodovia BR-163 que corta a cidade de Dourados. De acordo com o Ministério dos Transportes, foram investidos R$ 38,9 milhões na restauração e duplicação da rodovia.