A preparação das 105 urnas eletrônicas para as eleições do próximo dia 3 de outubro começou ontem de manhã, no Cartório Eleitoral de Dracena, e foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Rufino Eduardo Campos.

O chefe do Cartório, Moacir Auresco, explicou que são carregados para as urnas todos os dados como foto, nome e número dos candidatos, além do total de eleitores da respectiva seção; também é feito um auto teste da máquina e inseridas as mídias definitivas para o processo eleitoral. Em seguida, ocorre a lacração das urnas e cada uma recebe o total de sete lacres para impedir a violação das informações.

Os equipamentos prontos voltam para as caixas e permanecem no Cartório até sábado (2), véspera das eleições, quando serão distribuídas e montadas nas sessões eleitorais de Dracena (85) e de Ouro Verde (15).

“Os funcionários do Cartório deixam tudo montado no sábado, para que no dia seguinte, os mesários só precisem ligar o equipamento na tomada para funcionar. No sábado, também são ajustadas a data e a hora das urnas, pois todas têm que estar em sincronia, já que só são liberadas para votação às 8 horas de domingo”, disse o chefe do Cartório.

Ele ainda informou que haverá dois funcionários do Cartório em cada sala de votação para auxiliar os mesários. “No domingo (3), os mesários deverão comparecer às seções eleitorais no máximo às 7h30, quando retirarão um relatório na presença dos fiscais para dizer que a urna não tem nenhum voto”. Também são preparadas cinco urnas como reserva para Dracena e Ouro Verde, no caso de eventuais problemas na hora da votação.

As urnas eletrônicas utilizadas neste ano são modelo 2009 e possuem leitor biométrico (identificação por meio das impressões digitais), mas este sistema de reconhecimento ainda não será utilizado na cidade. O total de eleitores é 36.281, sendo 30.804 em Dracena e 5.467 em Ouro Verde.

TÍTULO DE ELEITOR – Até o momento, a Justiça Eleitoral já emitiu mais de 2 milhões de novas vias de títulos eleitorais de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado em todo o País. A data limite para que o eleitor peça a reimpressão dos títulos, em qualquer Cartório Eleitoral, foi prorrogada até a próxima quinta-feira (30). O chefe do Cartório Eleitoral de Dracena lembrou aos eleitores que, neste ano, é obrigatória a apresentação do título de eleitor e mais um documento com foto para votar.

ELEIÇÃO – Em 3 de outubro, cada eleitor deverá votar para: deputado estadual, deputado federal, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente, respectivamente. A expectativa é de que um eleitor demore em média um minuto e meio para votar, segundo Auresco.

Ele informou que o horário de votação será das 8 às 17 horas de domingo (3), mas acredita que o processo seja concluído até as 18 horas. Depois serão recolhidas as mídias de resultado das 100 urnas e levadas para o Cartório Eleitoral, que enviará os dados ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Assim que totalizados os resultados, o Cartório será comunicado.