O PT e os partidos aliados, além de governadores, senadores e deputados reeleitos estão reunidos nesse momento em Brasília, discutindo como será a atuação nos estados até 31 de outubro, data do segundo turno das eleições.

Muitas vozes dissonantes tentaram explicar o bom desempenho da candidata do partido verde, Marina Silva e o desempenho aquém das expectativas da candidata petista Dilma Rousseff.

Para o senador Delcídio Amaral, reeleito pelo PT em Mato Grosso do Sul, os votos de Dilma migraram para Marina quando a campanha da petista entrou no “embate” proposto pelo tucano José Serra. “A campanha perdeu um pouco as propostas e ficou nos embates. A população não gostou e optou pela terceira via [Marina]”.

O senador disse ainda que não acredita em um bom resultado para a campanha de Dilma, se o PT insistir em enfatizar as diferenças entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso. “Agora é futuro. É o que cada um vai fazer para o Brasil daqui para frente”.

Já o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro, reeleito por Pernambuco, acredita que a comparação entre o governo tucano e o de Lula deve ser aprofundada. “Se eles não tiraram FHC do armário nós vamos abrir a porta do armário. Temos que ir para o confronto entre os dois governos”.

Ferro disse que integrantes do PV e do P-SOL já o procuraram para conversar, após o resultados das urnas. Ele defende a aproximação com o PV e acredita que o PT “fará pontes” utilizando seus deputados e senadores.

De acordo com Fernando Ferro, Gilberto Gil, que ocupou a pasta da cultura nos dois mandatos do governo Lula, e o deputado Zequinha Sarney, lideranças do PV com bom diálogo com o PT, devem servir a essa aproximação. Além disso, o PT buscará diálogos com segmentos da sociedade ligados ao PV e a questão ambiental.

“Marina poderá manter a neutralidade por conveniência política, mas isso não impede o PT de buscar esses diálogos”, disse Ferro. “Se observarmos as propostas de Marina, vamos perceber que está muito mais próxima do PT que do PSDB.