O Parlamento Jovem, que já está em sua 12ª legislatura, tem como objetivo oferecer conhecimento sobre o Legislativo paulista a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Estado de São Paulo.
Ao todo, 94 jovens estudantes do Ensino Fundamental irão substituir os deputados estaduais, formando chapas para concorrer à Mesa Diretora. Também irão votar e terão direito à palavra para apresentar seus projetos de lei. Nos mesmos moldes de uma sessão plenária tradicional, os deputados jovens devem seguir as regras fixadas no Regimento Interno do Parlamento Jovem.
No dia do funcionamento do Parlamento Jovem, a Mesa Diretora assume a direção inicial dos trabalhos no plenário. Aberta a sessão, os jovens deputados, assim como acontece na primeira sessão legislativa dos parlamentares efetivos, fazem o juramento de posse e elegem a Mesa Executiva, composta por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
O Parlamento Jovem 2010, projeto instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, elegeu, para esse ano, cinco representantes da região de Presidente Prudente. São eles: Alex Cássio Batiston de Oliveira, de Rinópolis, Ariane Tsutsumi, da cidade de Tupã, Felipe Augusto Pinheiro, de Assis, Joyce Sabrina Amâncio, de Bastos e o dracenense Otávio Augusto Oliveira Marangoni.
A seleção foi feita com base em projetos apresentados pelos alunos sobre assunto tema de um dos 12 partidos que integram o Parlamento Jovem: agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde e segurança pública.
A TV Assembléia irá transmitir a sessão ao vivo a sessão do Parlamento Jovem 2010, pelo site: www.al.sp.gov.br.