O vice-presidente da República, José Alencar, tem quadro de saúde estável e deve ser transferido para a unidade de tratamento semi-intensivo ainda hoje (12). As informações são do médico Roberto Kalil, um dos integrantes da equipe médica que acompanha Alencar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O vice-presidente está internado desde o dia 25 quando apresentou um quadro de obstrução intestinal, chamada pelos médicos de suboclusão, causada pelo tumor cancerígeno. Ontem (11), ele sofreu um infarto agudo no miocárdio. “Ele está bem, conversando normalmente, se alimentando. Do ponto de vista cardíaco, ele está superestável”, disse Kalil ao conceder entrevista coletiva nesta tarde.
De acordo com o médico, o infarto de Alencar foi consequência de uma série de fatores, entre eles, o forte tratamento a que ele vem se submetendo contra o câncer. Kalil contou que Alencar foi socorrido prontamente no hospital, assim que teve o infarto, e disse que hoje, inclusive, o vice-presidente está trabalhando e cumprindo as funções de presidente da República em exercício.
O oncologista Paulo Hoff, responsável pelo tratamento do câncer de Alencar, disse que, mesmo com o infarto, as sessões de quimioterapia serão retomadas possivelmente ainda hoje. Hoff disse que Alencar está respondendo bem ao tratamento do câncer e teria alta hoje se não fosse pelo infarto. O médico disse que, agora, não há previsão de alta.
Mas Kalil, no entanto, fez uma previsão de alta e disse que é possível que ela ocorra na semana que vem.