Mais uma vez usando o Twitter, o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou outros três nomes para compor seu secretariado. A divulgação dos escolhidos na internet ocorreu por volta das 14h de ontem (29). Até agora, 22 nomes da equipe do futuro Governo Paulista foram escolhidos. Faltam quatro, que Alckmin promete anunciar até hoje (30).

Na Secretaria de Esportes, assume o neurocirurgião e professor Jorge Pagura (PTB), presidente da Federação Internacional de Natação. O deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB) fica com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Andrea Matarazzo, que já foi titular da Secretaria de Comunicação da Presidência e da Secretaria Municipal de Coordenação da Subprefeituras de São Paulo, está mantido e continua à frente da Secretaria de Cultura.

Na terça-feira (28), o governador eleito adotou o mesmo método: colocou no Twitter o nome dos três escolhidos minutos antes de conceder uma entrevista coletiva programada para o anúncio oficial. O deputado estadual Bruno Covas (PSDB), que recebeu a maior votação para o cargo nas eleições deste ano, será o secretário do Meio Ambiente. O também deputado estadual Edson Giriboni (PV) chefiará a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. O deputado federal Márcio França (PSB) será o secretário de Turismo.

Trajetória

Bruno Covas é neto do ex-governador de São Paulo Mario Covas. Ele formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), é economista pela PUC-SP e tem mestrado em finanças públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi eleito deputado estadual pelo PSDB, em 2006, com 26 anos de idade, quando obteve mais de 122 mil votos.

Nas eleições deste ano, reelegeu-se com cerca de 239 mil votos, tornando-se o deputado mais votado do estado.
Giriboni foi deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reelegeu-se neste ano. Por dois anos consecutivos, exerceu o mandato de vice-prefeito de Itapetininga, foi superintendente da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) e é, atualmente, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia. Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP e administração de empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, onde nasceu.

O novo secretário de Turismo, Márcio França, elegeu-se prefeito de São Vicente duas vezes e chegou à Câmara Federal pela primeira em 2006, sendo reeleito neste ano. É o presidente do PSB em São Paulo e secretário nacional de Finanças do partido. França, que é formado em direito pela Universidade Católica de Santos, filiou-se à legenda em 1988.

JÁ CONFIRMADOS – Os demais nomes anunciados pelo governador Geraldo Alckmin são: Casa Civil – Sidney Beraldo; Casa Militar – Coronel Admir Gervásio; Direitos da Pessoa com Deficiência – Linamara Rizzo Battistella; Saúde – Giovanni Guido Cerri; Desenvolvimento – Guilherme Afif Domingos; Transporte e Logística – Saulo de Castro Abreu Filho; Fazenda – Andrea Sandro Calabi; Procuradoria Geral do Estado – Elival da Silva Ramos; Planejamento – Emanuel Fernandes; Administração Penitenciária – Lourival Gomes; Segurança Pública – Antônio Ferreira Pinto; Justiça – Eloisa de Souza Arruda; Educação – Herman Jacobus Cornelis Voorwald; Habitação – Silvio Torres; Emprego e Relações do Trabalho – Davi Zaia; Meio Ambiente – Bruno Covas; Turismo – Márcio França e Saneamento e Recursos Hídricos – Edson Giriboni. Com informações do G1.