O prefeito Célio Rejani (PV) deu início ontem, 16, ao processo de transição de governo na Prefeitura de Dracena.  Ele encaminhou ao prefeito eleito José Antonio Pedretti (PR) dois ofícios. O primeiro,  informando que aguarda a definição dos futuros secretários e presidentes das empresas municipais para realização de uma reunião.

“Cada Secretaria terá um funcionário efetivo da Prefeitura como interlocutor do governo de transição”, informa o documento. 

O segundo ofício se refere à elaboração do orçamento municipal para 2013. Neste documento, Célio comunica que a Prefeitura está preparando o orçamento anual para o exercício de 2013 e solicita a participação de Pedretti e equipe técnica para que o próximo orçamento venha atender seu planejamento (do prefeito eleito).

“Os agendamentos dessas reuniões  podem ser definidos diretamente com o consultor contábil da Prefeitura, Sérgio Venceslau”, informa o prefeito no ofício.

“Para que a transição ocorra da melhor maneira possível, é importante que o próximo prefeito e secretários tenham as informações dos gastos nas secretarias e o funcionamento dos órgãos”, informa Célio.

Segundo o atual prefeito, o planejamento do orçamento de 2013 leva em conta pontos como geração de empregos. “Por exemplo,  tanto  no  novo  distrito comercial que está sendo implantado, como o industrial que será  ampliado,  já têm empresas certas que irão se instalar e muitas  outras serão  implantadas”, afirma.

Na Saúde constam verba para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os postos do programa Estratégia de Saúde das Famílias (ESFs) e os dois Postos de Saúde. No Esporte, incluem o Campeonato de Férias e os Jogos Regionais de 2014.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, a peça orçamentária para 2013 deve ser concluída até o próximo dia 30 e ser votado pela Câmara até o final do ano, mas o valor total ainda não está fechado.

O orçamento deste ano (2012) é de R$ 82,15 milhões e para 2013, inicialmente a previsão é que seja atualizado de acordo com os índices inflacionários, de 5% a 7%.  A elevação do valor da peça orçamentária pode ocorrer, em casos como nos  convênios em que a  verba do investimento  será repassada pelo Governo Federal e Estadual.

PEDRETTI – Segundo Pedretti, os nomes dos secretários e presidentes das empresas municipais como a Emdaep, ainda não estão definidos. Portanto, a primeira reunião com a participação dos próximos secretários não será realizada de imediato e sim, após essas indicações.

Sobre o acompanhamento da elaboração do orçamento de 2013, a assessoria do novo prefeito afirmou que Pedretti realizaria uma reunião ontem à noite e hoje (17), ou amanhã, (18), a comissão nomeada por ele, começa a acompanhar a finalização do projeto de orçamento, mas adiantou que se houver mudanças ou sugestões, serão poucas, uma vez que a distribuição e aplicação da verba está praticamente definida. “Pedretti, como vereador também pode apresentar sugestões quando for votado na Câmara”, concluiu a assessoria.