Encerrou ontem, 21, o prazo de cadastro para quem estiver fora de seu domícilio eleitoral no primeiro ou segundo turno das eleições desse ano e pretende votar em trânsito. Em Dracena, segundo informações do Cartório Eleitoral, cerca de 50 eleitores se cadastraram para votar em outras cidades.
O chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco explica que o voto em trânsito só pode ser para candidatos a presidente e vice-presidente da República, em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Com o cadastro, o nome do eleitor irá constar nas seções especiais do voto em trânsito, previamente organizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições desse ano ocorre no dia 5 de outubro e o segundo turno, dia 26 de outubro.
FISCALIZAÇÕES – Auresco informa que a Justiça Eleitoral está começando a intensificar a fiscalização de propagandas irregulares de candidatos a presidente e vice da República, governador e vice, senadores, deputados federais e estaduais.
A Justiça Eleitoral está fiscalizando, por exemplo, a disposição de placas e cavaletes com propaganda política nas calçadas. As placas e cavaletes deixadas nas proximidades de rampas utilizadas por quem tem dificuldades de mobilidade e em confluências de avenidas estão sendo retiradas pelos fiscais eleitorais. O chefe do Cartório reitera que as placas mal colocadas, atrapalham pedestres, motoristas e representam perigos ao trânsito.