A bancada fluminense na Câmara dos Deputados passará a ser representada por 17 partidos políticos na próxima legislatura, que começa em 2015. Atualmente, os eleitores do Rio de Janeiro são representados por 19 legendas.
Dois partidos passarão a ter deputados federais pelo Rio de Janeiro: o PSDC e o PRP, com um deputado cada um. Por outro lado, quatro deixarão de ter representantes pelo Rio na próxima legislatura: o PPS, PV, PMN e PSC.
O PMDB continuará sendo o partido com o maior número de parlamentares fluminenses na Câmara Federal (oito). O PSD foi o partido que mais cresceu nessas eleições, na bancada federal do Rio de Janeiro: passará de três para seis deputados.
Outros partidos que ganharam mais representatividade são o PSOL – que passará de dois para três parlamentares -, o PRB, PTB e Solidariedade – que passarão de um para dois. Por outro lado, três partidos, além do PR, perderam representantes na bancada fluminense: o PROS – que cairá de três para dois -, PSDB – cairá de dois para um – e PSB – reduzirá de três para um.
Além do PMDB, manterão suas participações o PT (com cinco deputados), PP (três), PCdoB (um), DEM (um) e o PDT (um).
A bancada que passará a representar o Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados terá a seguinte composição: PMDB (oito deputados), PR (seis), PSD (seis), PT (cinco), PSOL e PP (com três cada um), PRB, PROS, PTB e Solidariedade (dois, cada um) e PSDB, PSB, PCdoB, DEM, PDT, PSDC e PRP (um cada).
O candidato mais votado no Rio de Janeiro foi Jair Bolsonaro (PP), que recebeu 464.75 votos e irá para o seu sétimo mandato consecutivo. A estreante Clarissa Garotinho (PR), filha do deputado federal Anthony Garotinho (PR), foi a segunda candidata mais votada, com 335.061 votos. O deputado eleito com menor votação foi Alexandre Valle (PRP), com 26.526 votos.