O único deputado federal eleito na região da Nova Alta Paulista, Evandro Herrera Bertone Gussi (PV), de 34 anos, tomou posse no domingo, 1º, às 10h, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A solenidade foi presidida pelo deputado Miro Teixeira (PROS-RJ), por ele ser o mais velho dentre os de maior número de legislaturas. Miro foi eleito para o seu 11º mandato parlamentar.
Dos 513 deputados federais que tomaram posse, 198 assumem o mandato pela primeira vez. Dos outros 315 que tomaram posse, 289 foram reeleitos e 26 foram deputados em outras legislaturas, sem ser a que se encerrou nesse sábado, 31.
Gussi que esteve acompanhado da esposa Joyce, os pais, de uma das filhas e da sogra disse com exclusividade à reportagem do JR que foi uma cerimônia emocionante. “Saber que nossa região foi representada é muito bom”, disse o primeiro deputado federal eleito na Nova Alta Paulista.
Sobre a escolha de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) eleito para a presidência da Casa de Leis, Gussi salientou que o parlamentar é conhecido por ser leal e que pretende garantir ao Poder Legislativo independência frente às necessidades. “Nós do Partido Verde temos uma relação muito boa com a bancada dele (Eduardo Cunha), uma relação cordial”, pontuou.
Evandro Gussi foi eleito com 109.591 votos. Somente em Dracena, cidade em que já residiu e onde moram os pais dele, José Reinaldo e Luci Mara foram 8.893 votos.
Doutor em Direito, atualmente o parlamentar reside em Tupã.
Os deputados federais foram empossados para um mandato de quatro anos, que vai até o dia 31 de janeiro de 2019. Foram eleitos por 28 partidos políticos e representam a população dos 26 estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional.
A grande maioria desses deputados é do sexo masculino (462), enquanto que o número de mulheres no Parlamento corresponde a 51 (10% da Casa). A maioria dos eleitos tem curso superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos de idade (187). A posse dos deputados foi acompanhada por parentes, amigos e convidados. Desde quinta-feira, 29, as dependências da Câmara passaram a ser frequentadas e visitadas pelos parentes e amigos dos novos parlamentares, que estiveram no Parlamento para prestigiar as posses dos 513 deputados federais. (Com informações da Agência Brasil)