A etapa regional da 7ª Conferência Estadual da Saúde (CES), sob o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas por Meio de Políticas Públicas direcionadas também aos Segmentos Específicos do Povo Brasileiro” acontece na última sexta-feira, 26, e sábado, 27, na Unoeste, em Presidente Prudente. Mais de 300 pessoas estiveram presentes, representando os municípios da Nova Alta Paulista, Alta Sorocabana, Alto Capivari, Extremo Oeste e Pontal do Paranapanema.
Todas as regiões indicaram seus delegados que deverão participar das etapas – estadual e nacional das Conferências da Saúde.
No segmento usuários, Mariza Helena Cortezi Buccironi, presidente da Avapac – Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer, de Dracena, e Kleber Roberto Garib, do município de Monte Castelo, foram eleitos delegados titulares para as conferências estadual e nacional. Ficaram como suplentes Edilene de Albuquerque Silva, de Ouro Verde, e Olímpio Firmo da Costa, de Monte Castelo.
Como gestores, foram eleitos Elisandra Fernandes de Souza (titular), de Junqueirópolis, e Alcides Marques (suplente), de Panorama. Na categoria trabalhadores foram escolhidos Marco Aurélio Cardoso (titular), de Junqueirópolis, e Angélica Maria de Campos (suplente), de São João do Pau D’Alho
As conferências regionais tiveram início no dia 22 de junho e se estenderão até o dia 17 de julho. O objeto de discussão da 7ª CES resultará num conjunto de propostas e demandas das diversas regiões do estado de São Paulo, com sugestões importantes no padrão de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão levadas à 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, marcada para 1º a 4 de dezembro.
A 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo será realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 deste mês, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia.