A nadadora medalhista Lívia Carvalho, de 28 anos, confirmou ontem à tarde, que neste ano vai disputar a travessia do Rio Paraná que acontece no dia 5 de setembro, em Panorama, defendendo a Unifadra Dracena. Com muita experiência nas competições em águas abertas e também por conhecer o rio há muitos anos, a nadadora filha de Paulinho Paranaguá é favorita entre as demais competidoras.

Ela conta que desde os 7 anos sempre competiu e foi campeã nesta travessia que reúne nadadores e nadadoras da região de Dracena e de outras regiões do Estado.

Lívia disse que vai nadar em busca de ser campeã na categoria adulto absoluto e está treinando diariamente no rio e em piscina para conseguir o condicionamento físico que é de suma importância.

Segundo a nadadora, o treinamento é primordial para o competidor, mas é preciso saber onde está o canal do rio que fica no meio e driblar a correnteza. “O segredo para ganhar a travessia é não marcar bobeira e passar da linha de chegada já que se isso acontecer o nadador tem que voltar e se torna mais difícil”, explicou Lívia.

A nadadora que está residindo em Panorama afirmou ainda a reportagem que atualmente está mais fácil competir na travessia, pois o rio está cheio e a praia artificial serve como ponto de referência e da para o nadador ver de longe.

De acordo com Lívia Carvalho nos tempos passados era mais difícil, porque os competidores só viam paisagem. Ela explicou que em linha reta o percurso da travessia totaliza três quilômetros. “É subir, cortar o canal que fica no meio do rio e descer”, concluiu a nadadora.