A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) uma nova fase da Operação Zelotes, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado aoMinistério da Fazenda. Cerca de cem policiais federais saíram às ruas para cumprir seis mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva (quando a pessoa presta esclarecimento na delegacia e depois é liberada).Os mandados são para os estados de São Paulo, Piauí, Maranhão e para o Distrito Federal.

Um dos presos preventivamente o lobista Alexandre Paes dos Santos. Segundo a PF, esta nova etapa investiga um consórcio de empresas que, além de manipular julgamentos dentro do Carf, negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor de automóveis.

A primeira etapa da Zelotes foi deflagrada em março. O esquema investigado, de acordo com a PF, consistia em pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.