O deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa que cria a Fundação de Apoio à Extensão Universitária (FAEx), vinculada à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. A principal função da FAEx é a de custear, total ou parcialmente, atividades e projetos de extensão universitária, individuais ou institucionais, oficiais ou particulares, julgados aconselháveis por seus órgãos competentes no Estado de São Paulo.
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável. O deputado Bragato afirma, no PL 1448/15, que a ação viabiliza a relação transformadora da universidade com a sociedade. “Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades”, pontua.
São consideradas como atividades de extensão universitária a educação continuada, eventos técnico-científicos (organização de congressos, encontros, seminários, ciclos de debates, simpósios, mesas redondas, conferências e similares, atividades desportivas, oficinas e workshops), eventos artísticos e culturais, além de outras atividades e prestação de serviços.
Para a orientação e execução das atividades da FAEx será criado o Grupo Gestor, composto por pró-reitores de Extensão Universitária das universidades estaduais, mais representantes do Centro Paula Souza, das entidades do sistema estadual de ensino, de instituições privadas e da comunidade.
Esse grupo seria responsável pelo planejamento, avaliação, seleção e aprovação de projetos a serem incluídos no FAEx. Também compete ao colegiado orientar e fiscalizar a aplicação dos recursos e divulgar e aprovação os projetos que serão apresentados.