Dois grupos de manifestantes, contra e a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entraram em confronto na manhã desta quarta-feira (17), em frente ao Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Um homem recebeu um golpe na cabeça e foi socorrido por outros manifestantes. Pouco antes, uma mulher chegou a ser atingida na cabeça e teve de receber atendimento médico.
Os grupos se reuniram em frente ao Fórum para protestar durante o depoimento do ex-presidente Lula, que estava previsto para esta manhã, sobre supostas irregularidades na transferência de um apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá. A mulher de Lula, Marisa Letícia, também prestaria depoimento. No entanto, uma liminar concedida na noite de terça-feira (16) por um integrante do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu a audiência marcada para ouvir o casal.
Mesmo com a suspensão do depoimento, os dois grupos mantiveram os protestos e chegaram cedo. Eles foram separados por um cordão de isolamento da polícia, mas isso não foi suficiente para evitar o tumulto. Os manifestantes jogavam objetos, como ovos e frutas, uns nos outros.
– 8h40 – manifestantes contra e a favor de Lula invadiram as duas faixas no sentido Centro da Avenida Abrahão Ribeiro. Eles bloquearam o trânsito da via em frente ao Fórum.
– 10h40 – o clima ficou mais tenso quando integrantes de grupo contra o governo tentou encher o boneco gigante com a caricatura de Lula chamado de “pixuleco” e foi impedido por integrantes de grupos pró-governo. Muitos manifestantes usaram sinalizadores com fumaça.
– 10h50 – Os ânimos se acirraram, e uma mulher levou uma pedrada na cabeça.
– 11h – os manifestantes deixaram a parte onde estava separados por grades e foram para o meio da avenida. A polícia precisou intervir.
– 12h40 – Manifestantes contra o governo tentaram encher o boneco com a figura de Lula e o grupo a favor do governo, em maioria, avançou contra eles. Um homem recebeu um golpe na cabeça e chegou a ficar desacordado.
– 13h30 – manifestantes começaram a se dispersar.
Feridos
Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares, afirmou que quatro manifestantes pró Lula ficaram feridos na confusão. Não há informações sobre o número de feridos do grupo que protestava contra o ex-presidente. A Polícia Militar vai fazer um balanço do número total de feridos que deverá ser divulgado ainda nesta tarde.
Entre os feridos está Frederico Bahia, que veio do Rio para participar da manifestação pró-Lula, ficou ferido na boca saiu de cadeira de rodas do Fórum da Barra Funda. Ele foi levado à Santa Casa de São Paulo. Ele foi agredido ao tentar furar o boneco “pixuleco”.