O governador Geraldo Alckmin visitou neste sábado (27) a Escola de Moda e a Padaria Artesanal em funcionamento no município de Flórida Paulista, na região de Presidente Prudente. Ambas são projetos do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), presidido pela primeira-dama, Lu Alckmin. São cursos de curta duração, voltados especialmente para pessoas desempregadas, para que tenham uma nova oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
“O curso de moda é superimportante. Forma profissionais, como vimos aqui nesse belíssimo desfile de modas, com roupas tão bem feitas. E há também a escola da padaria artesanal, às vezes temos mais de dez tipos de pães, de variados sabores. O setor da gastronomia é hoje importantíssimo, temos visto na TV disputa de chefs de cozinha. Então, são dois importantes programas de geração de renda que temos aqui”, disse Alckmin.
Para participar dos cursos da Escola de Moda e da Padaria Artesanal, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos. Não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área.
Escola de Qualificação Profissional
Idealizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, a Escola de Qualificação Profissional iniciou suas atividades em 2011, com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. No ano seguinte, foi inaugurada a Escola de Construção Civil.
O objetivo dessa iniciativa é oferecer qualificação profissional, rápida e gratuita, como oportunidade para que pessoas desempregadas resgatem sua autoestima e ingressem ou retornem para o mercado de trabalho – em muitos casos, atuando em uma nova atividade profissional.
Outro projeto do Fundo Social de Solidariedade que visa a qualificação profissional é a Padaria Artesanal, que ensina dez receitas de pães artesanais. Juntos, os projetos atenderam, de 2011 até o momento, mais de 150 mil pessoas.
Escola de Moda
A Escola de Moda teve início em 2011 para dar oportunidade a mulheres carentes após os 40 anos e atender a demanda, por parte dos empresários e estilistas, de mão-de-obra qualificada de costureiras e bordadeiras.
A Escola de Moda hoje funciona em sete unidades próprias do Fundo Social de Solidariedade. Nelas, oferece os cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas para mulheres e também homens desempregados com mais de 16 anos.
O projeto também está presente em 56 polos regionais no Estado e em 591 Escolas de Moda instaladas no interior e em entidades sociais da capital. De 2011 até o momento, já qualificou 26.740 pessoas.
Padaria Artesanal
A Padaria Artesanal foi implantada em junho de 2001. Seu objetivo é formar agentes multiplicadores, capacitando duas pessoas de cada entidade social ou Fundos Municipal. Ao voltarem para suas comunidades, os capacitados têm o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridos a outras pessoas.
Durante o curso, os alunos aprendem a fazer dez tipos de pães e recebem noções de ética, higiene e cidadania. De 2001 a 2006, foram doados mais de nove mil kits a entidades sociais, Fundos Municipais e escolas estaduais. Nesse período, mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado de São Paulo foram capacitados, além de pessoas vindas de mais 17 Estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.
Atualmente, além das duas unidades próprias do Fundo Social em funcionamento no parque da Água Branca e no Palácio dos Bandeirantes, o projeto está presente em entidades sociais da capital e no interior, em parceria com os Fundos Municipais.
Desde 2011, foram entregues 1.389 kits da Padaria Artesanal e qualificadas 89.224 pessoas em todo o Estado.