A Justiça Eleitoral da Comarca de Dracena começou ontem 24, a carregar as urnas eletrônicas com o programa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que será utilizado nas eleições do próximo domingo, dia 2. No total, são 128 urnas, 97 para Dracena, 16 para Ouro Verde e mais 15 de reserva (contingência).
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, em Dracena serão 13 locais de votação, incluindo os distritos de Jaciporã e Jamaica, e em Ouro Verde, dois.
O carregamento começa com a inserção do “flash card” (software), transferindo para as urnas, os dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito, contendo nome, partido, foto, cargo para o qual disputam e o número.
Em seguida, conforme Auresco é feito o teste funcional das urnas para checar se estão operando normalmente. “São testados todos os componentes e estando corretos, as urnas ficam bloqueadas e sob guarda no Cartório Eleitoral e não tem como acioná-las antes das 8h do dia votação”, informa.
Os lacres nas urnas são assinados pelo juiz eleitoral, Marcus Frazão Frota, que no final da inserção dos dados vai escolher três urnas aleatórias e realizar uma votação simulada para prefeitos, vices e vereadores.
“Se os dados das urnas estiverem corretos, são novamente carregadas com o software e só voltam a ser ligadas no domingo no mesmo horário, às 8h, quando começa a eleição. A previsão, segundo o chefe do Cartório é que o preparo das urnas seja encerrado somente amanhã, 25.